quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ANALISE DA PROPAGANDA: A imagem de aula: cultura visual e a formação de consumidores



A propaganda, dessa imagem é da empresa de telefonia TIM, que foi retirada do site da empresa. A imagem mostra a mãe com a filha em um ambiente natural, sem esse cenário artificial em volta da imagem central.
Nessa propaganda podemos observar que o slogan da operadora se destaca , e explorando a imagem, podemos ver juntamente a imagem de uma mãe brincando com a filha  na praia, mostrando em destaque o fundo com o céu azul e a frase “viver além da tecnologia”, que carrega grande parte significativa da intenção da propaganda.
A montagem da propaganda busca ressaltar valores éticos e morais relacionados à vida cotidiana de pessoas na fase adulta, pois são essas que, supostamente, estão em busca de tranquilidade, estabilidade, qualidade devida e momentos prazerosos com a família, que é um outro valor defendido pela imagem.
O ambiente explorado, contendo a praia e a tranquilidade, transmitem essa sensação: a de viver além da tecnologia; a operadora objetiva passar, com isso, a idéia de que incentiva as pessoas da atualidade, comprometidas com uma vida de correria e  estress,  a não serem dominadas pela tecnologia e sim tirar proveito dela para viver melhor suas outras fases, o que representa algo tão almejado por esse público alvo.

A IMAGEM EM SALA DE AULA


A função da escola é de orientar seus alunos a qual será a melhor decisão à ser tomada diante de tanta informação. A publicidade na maioria das vezes busca convencer os públicos jovem e crianças, com revistas, televisão, internet e muitos outros meios, publico estes que são muito fácil persuadidos.

A publicidade leva os jovens a pensar que só faram parte da sociedade se adquirirem um determinado produto, e serão levados a acreditar em conceitos e valores que nem são seus.
“As pedagogias da visualidade formulam conhecimentos e saberes que não são ensinados e nem a prendidos explicitamente, mas que são aceitos, e que produzem efeitos de sentidos nas pessoas.

A principal função da linguagem é permitir a interação, e a partir dela tornar possível as práticas  sociais, a construção dos nossos valores é influenciada pela família, escola, religião, mas, principalmente pela mídia que nos revela diversas formas do mundo e nos influenciam na forma de pensar e ver as coisas.

Desse modo a preocupação é de como essa publicidade tem influenciado os adolescentes, e ate onde isso modificará sua imagem e até mesmo sua identidade.

TRABALHO DE ANALISE DE BRUNA CAROLINA BARBOSA


A IMAGEM EM SALA DE AULA: CULTURA E FORMAÇÃO DE CONSUMIDORES (RESUMO)


Hoje, no mundo em que vivemos, muitas ideias andam livremente, a publicidade torna- se uma grande e eficaz forma de construção ideológica.
De acordo com Sandmon, muitos profissionais entendem que os termos propaganda e publicidade não apresentam o mesmo sentido. Na minha opinião elas podem até não ter o mesmo sentindo, mais caminham juntas.
Já a publicidade é um termo direcionado para a venda de um produto concreto ou um serviço. Seu maior objetivo é o lucro.
Para Baudrillar a publicidade tem como tarefa divulgar as características do produto deforma que promova a venda do mesmo.
Portanto a propaganda e a publicidade quando associados procuram influenciar os consumidores por diversos meios. Com isso a publicidade e a propaganda levam os consumidores a pensarem que somente faram parte da sociedade se eles comprar determinados produtos, pois devido a isso serão alegres e aceitos ou até mesmo felizes.
A publicidade é usada para a venda de produtores ou serviços e a propaganda tanto pra propagação de ideias como no sentindo de publicidade. Propaganda é, portanto, o termo mais abrangente e o que pode ser usado em todos os sentindos.
A propaganda tem como função influenciar o consumidor a adquirir os produtos que representem as tendências  e os valores das classes dominantes. Essa influencia vem cada vez mais se evoluindo ao longo dos tempos e desempenha papel importante dentro de uma sociedade capitalista, capaz de criar consensos e pensamentos semelhantes, atitudes e ideologias, as quais segundo Chaui, que compõem um conjunto sistemático, coerente e logico de ideia e valores que orientam toda a sociedade sobre agir, pensar e ver o mundo.
A escola trabalha para a formação de um sujeito receptivo e ativo, ou seja, ela prepara o aluno não só para receber o conteúdo ensinado em sala, mais também para que ele possa intervir na sociedade com base no que ele absorve dentro e fora da escola.
Nos dias atuais, sabemos que os alunos são influenciados por diversos meios. Com isso cabe aos pais orienta-los para as melhores escolhas e atitudes a serem tomadas diante de tanta informação.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Publicidade e Linguagem





No mundo onde vivemos a publicidade se torna um das grandes formas de convencimento, isso graças a sua linguagem simples e de fácil entendimento.

O surgimento da propaganda no século XVII (17) foi graças ao crescimento industrial, o que gerou também o surgimento da classe media, a principal busca da propaganda.

Alguns dizem que propaganda e publicidade não tem o mesmo significado, por causa de sua origem a palavra propaganda tem o significado de propagar pensamentos políticos e religiosos e não ideias comerciais. A palavra publicidade tem como objetivo maior levar até a sociedade a mensagem comercial de um determinado produto, com uma linguagem simples e sedutora.

“Em português a publicidade está diretamente ligada a um determinado serviço ou produto, já a propaganda pode ser utilizada em todos os sentidos”.
Podemos encontrar dois tipos de propagandas, as comerciais e as não comerciais, vejamos as diferenças.

Comerciais: são aquelas que levam ao consumidor a ideia de adquirir uma imagem produto ou serviço.

Não comerciais: são as propagandas de instituições não governamentais, as que não te induzem a comprar um produto com o intuito de lucratividade.

Com o desenvolvimento da indústria e o crescimento da produção em grande escala surgiu a necessidade de persuadir o consumidor para estimular o mercado. Esta situação evoluiu ao longo do tempo, e hoje a propaganda é capaz de fazer a sociedade capitalista mudar a forma de agir, pensar e até mesmo de ver o mundo.

Então a principal função da propaganda é de fazer o consumidor a adquirir um produto que for tendência no momento pela classe dominante. Isso faz com que as outras classes desejem o que a classe dominante usa na atualidade.

O verdadeiro sentido da persuasão é de construir ideologias, para esta construção são utilizados elementos convincentes, elementos estes que influenciam o interlocutor a querer algo que esteja sendo anunciada naquela propaganda.

A linguagem, assim, como o texto, as imagens e até mesmo as cores, influenciam na interação entre locutor e interlocutor, esses aspectos fortalecem ou mudam a ideia do interlocutor.

A linguagem publicitaria representam as características de sua época, e sempre tentará convencer os consumidores a seguir as tendências da classe dominante.

sábado, 1 de dezembro de 2012

MINI-ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (MINI-ETE)





É um sistema modular para tratamento de água e esgoto, fabricado em plástico atóxico, leve e reciclável. O sistema é indicado para locais distantes ou não atendidos pela rede pública, como casas de campo, casas de praia e indústrias, sujeitos a contaminação do solo, corpos d’água e lençol freático pela falta de tratamento adequado do esgoto.

Por ser modular e ajustável ao número de usuários, a Mini-ETE pode ser utilizada em imóveis a partir de uma pessoa até 10.000 usuários. Seu uso permite manter a água livre de patógenos, sem risco de transmissão de doenças pela falta de saneamento.

Indicações

• A Mini-ETE é recomendada para qualquer tipo de imóvel, de qualquer porte e número de usuários e moradores, para tratar efluentes de origem orgânica, isto é, aqueles provenientes de banheiros, cozinhas, lavanderias convencionais, torneiras e outros pontos de uso.  
• Indicada para casas, edifícios, condomínios, indústrias, parques, casas em áreas de litoral, chácaras, sítios e fazendas.  
• Por ser modular e formada por peças montadas em conjunto, pode ser ampliada, desde que haja área disponível.

Normas ABNT, sustentabilidade e reuso de água.

• A Mini-ETE atende e supera todas as recomendações das Normas 7229 e 13969 da ABNT para sistemas de saneamento em locais não atendidos pela rede pública.  
• A Mini-ETE é indicada também para projetos sustentáveis, visando o reuso da água. A água tratada pode ser usada para lavagem de pisos e automóveis, regas de horta e jardins e descarga de bacias sanitárias, desde que, nesse último caso, se use um complemento de descontaminação. Com isso, além de se evitar poluição e riscos de doenças, gera-se economia no tratamento de água e esgoto tanto para o cliente como para o poder público. 
(Obs.: A água de reuso tratada, mesmo descontaminada, não deve ser usada para cozinhar, beber, lavar alimentos e tomar banho.)

Características gerais e benefícios

• Sistema modular, de fácil instalação.
• Trata o esgoto local, sem oferecer riscos à saúde e ao meio ambiente
• Impermeável, sem risco de trincas e fissuras por onde os dejetos podem contaminar o solo.
• Atende de 2 pessoas a 10.000 pessoas
• Permite o lançamento da água em rios, lagos etc., ou ser infiltrada direto no solo.
• Elevada eficiência no abatimento de DBO5
• Gera economia de água e no tratamento do esgoto
• Pequena exigência de área para instalação
• Não requer alvenaria
• Contribui para economia na conta da água
• Permite o reuso da água
• Pode ser instalada provisoriamente em canteiros de obra
• Não utiliza eletricidade para seu funcionamento
• Eficiência superior comprovada a sistemas de concretos ou artesanais

Funcionamento 

• A Mini-ETE tem ação de caráter biológico. As águas servidas são tratadas por meio de microrganismos eficientes e benéficos, que se multiplicam em função de encontrarem ambiente adequado e abatem a DBO5 (removem a carga orgânica do efluente), eliminando bactérias, coliformes totais e fecais. Com isso, evita-se a contaminação do lençol freático e doenças decorrentes da falta de saneamento.  .
• O sistema atende às Normas da ABNT NBR 7229/93 e NBR 13969/97 e legislação ambiental dos Estados e municípios brasileiros.

O sistema não utiliza energia elétrica ou sopradores para oxigenação ou fase aeróbia.
Dimensionamento 
Dimensionado de acordo com as Normas da ABNT - NBR 7229/1993 e NBR 13969/97. São solicitadas informações, tais como: número de usuários fixo-eventuais; local/clima; tipo e função da edificação; altura do lençol freático; tipo de solo etc. 
Instalação 
• A Mini-ETE não utiliza energia elétrica para seu funcionamento. 
• Ao adquirir o equipamento, o cliente recebe todas as instruções necessárias para instalação, além de manuais ilustrados com passo a passo, incluindo manutenção. 
• Suporte técnico, com visitas sem custos na capital de SP. 
• Para outros Estados, disponibiliza-se suporte online (via Skype), por email e telefones fixo e celular até a conclusão da instalação e início da operação do sistema.

Manutenção 

Manutenção simples: apenas limpeza anual dos componentes ou em períodos mais longos, dependendo do dimensionamento.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Estações de Tratamento de Esgoto (ETE)


As Estações de Tratamento de Esgoto objetivam reproduzir, em um menor espaço de tempo, a capacidade dos cursos d’água de decompor naturalmente a matéria orgânica.A água distribuída nas residências, após utilizada, vira esgoto. Ao deixar as casas, ele é encaminhado para as redes coletoras até chegar às Estações de Tratamento de Esgoto.
O tratamento do esgoto consiste na separação da parte líquida da parte sólida e no tratamento de cada uma delas separadamente. O objetivo é reduzir a carga poluidora de modo que elas possam ser dispostas adequadamente, sem causar prejuízos ao meio ambiente.
Fase líquida
O tratamento da fase líquida do esgoto é composto pelas seguintes etapas:
Peneiramento: o esgoto é peneirado em grades para retenção das sujeiras de maior volume;
Caixa de areia: a caixa de areia é responsável pela retirada da areia contida no esgoto;
Decantação primária: em um decantador primário ocorre a sedimentação das partículas mais pesadas;
Aeração: nos tanques de aeração, é fornecido ar para os microorganismos contidos no esgoto, fazendo com que estes se multipliquem e se alimentem de material orgânico, formando lodo e diminuindo a carga poluidora do esgoto;
Decantação secundária: em uma segunda decantação, o lodo formado se deposita no fundo do decantador, deixando a parte líquida livre de 90% das impurezas. Esta água não é potável, mas pode ser lançada nos      rios ou reaproveitada para fins de limpeza.
Fase Sólida
O tratamento da fase sólida do esgoto é composto pelas seguintes etapas:
Entrada de Lodo: a água é separada do lodo sólido através da sedimentação das partículas mais pesadas;
Adensamento: os adensadores fazem com que o lodo torne-se mais concentrado através da separação de uma parte da água;
Flotação: é introduzida água com microbolhas de ar, contribuindo para a      separação da água do sólido;
Digestadores: os digestadores recebem o lodo proveniente do sistema de adensamento e contêm microorganismos anaeróbios que degradam a matéria orgânica presente no lodo, gerando gás metano e água;
Filtros: nos filtros, o lodo proveniente do condicionamento químicos é desidratado, passando a conter 40% de sólidos;
Despacho: o lodo é armazenado e desidratado para ser disposto em aterros sanitários.



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Conhecimento Cientifico



É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico: 



- Atém-se aos fatos. 
- Transcende aos fatos. 
- É analítico. 
- Requer exatidão e clareza. 
- É comunicável. 
- É verificável. 
- Depende de investigação metódica. 
- Busca e aplica leis. 
- É explicativo. 
- Pode fazer predições. 
- É aberto. 
- É útil (GALLIANO, 1979, p. 24-30). Ex: Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos batráquios.

Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum) 
É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. 
Exemplo: A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

Ideologia, suas origens e perspectivas





Metodologia científica literalmente refere-se ao estudo dos pormenores dos métodos empregados em cada área científica específica, e em essência dos passos comuns a todos estes métodos, ou seja, do método da ciência em sua forma geral, que se supõe universal. Embora procedimentos variem de uma área da ciência para outra (as disciplinas científicas), diferenciadas por seus distintos objetos de estudo, consegue-se determinar certos elementos que diferenciam o método científico de outros métodos encontrados em áreas não científicas, a citarem-se os presentes na filosofia, na matemática e mesmo nas religiões.
A metodologia científica tem sua origem no pensamento de Descartes, que foi posteriormente desenvolvido empiricamente pelo físico inglês Isaac Newton. Descartes propôs chegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes, características que definiram a base da pesquisa científica. Compreendendo-se os sistemas mais simples, gradualmente se incorpora mais e mais variáveis, em busca da descrição do todo.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Relatório do Filme Homem Bicentenário




O filme “O Homem Bicentenário (HB)” conta a história de um robô que dura cerca de 200 anos. Seu criador e seus descendentes mudam partes do robô, para mantê-lo atualizado. A cada nova mudança, ele passa a ter   características humanas. 
No filme Robin Williams em mais um desempenho magistral nos emociona no papel do robô. No começo, ele usa um tipo de armadura, que o faz parecer uma máquina; durante a noite ele conecta um plug na tomada elétrica para recarregar suas baterias. Gradualmente, sua aparência se torna mais   humana, até um ponto em que ele finalmente começa   a agir como um ser humano normal, com pensamentos, sentimentos e desejos, ou seja, o robô teria se transformado em gente. 
No final a mulher pela qual o robô está apaixonado vai morrer, ele decide que não pode ficar sem ela e também deve "morrer". Esse tipo de histórias em filmes mostra   robôs que agem como seres humanos, interpretados por atores reais. Andrew encontrou um cirurgião, que também era robô, em quem podia confiar. Ordenou-lhe que fizesse a cirurgia para ligar seu cérebro positrônico aos nervos orgânicos que já haviam sido implantados em seu corpo há muitos anos, fazendo com que seu cérebro fosse envelhecendo e morrendo aos poucos. Somente quando completou 200 anos é que conseguiu sua condição humana. 
Andrew queria muito a sua liberdade. Morreu depois de ganhar na Justiça o direito de cidadão e de ser proclamado pelo presidente do mundo, “Homem Bicentenário”.

O texto o homem bicentenario nos mostra um lado do robo que nao imaginamos que exista: o lado humano, auto-didata, motivado, que busca a liberdade acima de tudo, enfrentando todos que se opoem, sem limites de tempo para conseguir.Andrew, como foi batizado pela filha caçula (Filhinha) de seu dono sempre viveu entre a familia Martin, assim que foi comprado, tinha uma aparencia de ferro, nada humana, com limitações devido ao material com que foi costruido. Sua finalidade era ajudar nos afazeres domésticos, e só. Porém Andrew, a pedido de Filhinha, que foi muita próxima a ele durante toda sua vida, lhe fez um belo pingente de madeira usando uma faca de cozinha, e impressionou muito seu dono, que passou a lhe trazer cada vez mais madeiras, e cada trabalho era completamente distinto.
Andrew ganhou de seu dono uma conta bancária e Com o dinheiro da venda dos objetos, comprou sua liberdade. Claro que isto incomodou muito seu fabricante e todos que não o conheciam. Andrew passou a viver só e trabalhar por conta, recebendo muitas encomendas em sua casa de 2 comodos. Com o passar do tempo a família se separou, seu dono morreu, Filhinha também morreu e ambos chamaram a Andrew no leito de morte, em cenas comoventes. 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Relatório do Filme Tempos Modernos



O filme Tempos Modernos retrata a época da Revolução Industrial que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova cultura. Em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades. Surgiram novos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, causando desemprego, e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas.

O personagem de Chaplin tenta sobreviver em mundo confuso, moderno e industrializado, ele quis passar uma mensagem social.

Onde o trabalhador é quase um escravo da atividade que tem que desenvolver, o personagem trabalha em uma fábrica apertando parafusos, e essa atividade repetitiva faz com que ele tenha um colapso de estresse e age de forma enloquente querendo aperta tudo que ver pela frente como se estivesse vendo em sua frente apenas parafusos. Então ele é mandado para um hospital para se tratar da loucura que tomou conta dele, ao sair do hospital por conta de uma coincidência é confundido como o líder de uma greve Comunista e é preso. Chegando o dia de sair da prisão a sua vontade é ficar lá, mas é liberado pela justiça, assim começa outra luta para sobreviver. Quando consegue um emprego, mas as conseqüências do trabalho quase mecânico de outro trabalho aparecem, pois o encarregado solicita que encontre um pedaço de madeira, mas ele acaba pegando um que não deveria e faz com que o navio afunde.

Surge na história outra personagem, uma menina pobre que perde o pai e é afastada das irmãs, se vê só no mundo e tenta sobreviver para isso rouba um pão para não morrer de fome nesse momento os caminhos deles se encontram e juntos enfrentam as dificuldades de uma sociedade em que as coisas matérias têm um valor extremo, o possuir é mais relevante do que o ser.

Percebe-se claramente que essa realidade continua até os dias de hoje, apesar das melhorias com as conquistas de direitos para os trabalhadores ainda continua a visão de que o empregado é apenas um objeto engolido pelo poder do capital e essa sociedade capitalista que explora para alimentar todo conforto e diversão das classes que mais possuem.

Cultura Erudita e Cultura Popular




A diferença entre cultura popular e cultura erudita, sendo a segunda de maior valor, acontece pelo fato de a sociedade ser dividida em classes, ou seja, acontece graças as diferenças sociais, de acordo com a classificação, uma cultura é definida com os segmentos populares e a outra os segmentos da elite.
A cultura erudita levaria em conta, expressões artísticas, como a musica clássica, pinturas, teatros, produtos estes que que assim como qualquer mercadoria pode ser comprados ou até deixados de herança como bens físicos.
A cultura popular por sua vez, vem através dos mitos, danças, crenças enfim, a manifestação pura de um povo. Mas, não apenas como o que é tradicionalmente rural, mais sim com produtos urbanos como os grafites, o hip hop, entre outros, o que mostra grande criação e edição no universo cultural popular.
Cultura está assim vinculada ao ato de trabalhar, seja ela de ensino, ou de cuidados, se formos levar em consideração ao pé da letra, todo mundo tem acesso ao trabalho (cultura). Para realizar qualquer tarefa é preciso trabalhar, para Bosi isso é cultura, e é por isso que esses produtos gerados por culturas são chamados de obras, ou seja, cultura então nada mais é do que o processo de criar algo novo.
Quando uma pessoa vai a um teatro, compra um livro ou vai a uma exposição ele está adquirindo cultura e não criando uma cultura, esses bens culturais são adquiridos e não produzidos.
Bosi nos mostra que em vários países existem alguns órgãos públicos que procuram desenvolver trabalhos afim de conservar a cultura popular original, com certo medo de que ela não resista aos avanços da indústria cultural. Os produtos culturais são criados em certas condições e são transformados frequentemente, como as festas, danças, musicas, entre outros. Entende – se que povo não é apenas uma massa, mas sim, um conjunto de seres com ideias próprias e capacidade de criação e transformação .
Para Bosi, cultura é algo que se cria e não um simples produto que você vai em algum lugar e adquire, por isso não se compara a cultura popular com a cultura erudita, de forma alguma a cultura pode ser um ato de superioridade, se você tem cultura você é superior ao individuo que não tem cultura, isso apenas se aplica para as divisões sociais mais não deve existir de forma alguma.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tecnologia Convencional e Tecnogia Social

  Tecnologia Convencional - é aquelas tecnologias criadas em faculdades e centros de pesquisas e não atende toda a população.
  Tecnologia Social - tem haver com as soluções sociais.É principalmente um modo de fazer, um modo de produzir conhecimento, que presta atenção em valores como a participação e aprendizado e disseminação de informação e do conhecimento entre todas as partes individuais. A transformação das pessoas e da realidade social entre outros aspectos procurando caminhar para o desenvolvimento socioeconômico alto sustentável.



Eficacia x Eficiencia



 As vezes ocorre confusão no entendimento da diferença entres estes dois importantes conceitos, levando algumas pessoas a acreditar que se esta falando da mesma coisa. Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa e não fazer a coisa certa.Quando se fala em eficiência, está se referindo a produtividade, em fazer mais com o o minimo de recurso  possíveis. Já a eficacia trata do que fazer, de fazer as coisas certas , da decisão de que caminho seguir.Eficacia está relacionada a escolha e depois de escolhido, oque fazer, fazer está coisa de forma produtiva leva a eficiência.



sábado, 1 de setembro de 2012

Resumo Do Filme Dança Com Lobos





John Dubar, tenente da União, foi condecorado por bravura durante a Guerra de Secessão.
Esgotado com a guerra e com os valores da sociedade, retira-se da Tennessee urbana para um forte isolado no Sioux, em 1863, convivendo harmoniosamente com a tribo indígena. Geralmente acompanhado de seu cavalo Cisco e de um lobo com quem faz amizade, passa a ser chamado de "Dança com Lobos", pelos peles-vermelhas.
Apesar de tudo, Dunbar não consegue evitar a expansão colonialista do branco.
O filme retrata a relação colonialista do branco sobre territórios indígenas da América do Norte no contexto da Guerra de Secessão.
O expansionismo dos Estados Unidos em direção ao Oeste deu-se através de negociações (compra de imensos territórios), de guerras, destacando-se a Guerra do México, que entre 1845 e 1848 incorporou cerca de 50% do território mexicano ao país, e do aniquilamento das tribos indígenas.
No norte, o capital acumulado durante o período colonial, criou condições favoráveis para o desenvolvimento industrial cuja mão-de-obra e mercado eram representados pelo trabalho assalariado. A abundância de energia hidráulica, as riquezas minerais e a facilidade dos transportes contribuíram muito para o progresso da região, que defendia uma política econômica protecionista. Já o sul, de clima seco e quente permaneceu estagnado com uma economia agro-exportadora de algodão e tabaco baseada no latifúndio escravista. Industrialmente dependente, o sul era ferrenho defensor do livre-cambismo, mais um contraponto com o norte protecionista.
Em 1860 a vitória nas eleições presidenciais do republicano Abraham Lincoln inicia um movimento no sul separatista, que decidiu pela criação dos "Estados Confederados da América". Iniciava-se assim em 1861 a Guerra de Secessão, também conhecida como "Guerra Civil dos Estados Unidos", que se estendeu até 1865 deixando um saldo de 600 mil mortos.
Enquanto o sul possuía apenas 1/3 dos 31 milhões de habitantes do país e somente uma fábrica de armamentos pesados, o norte já contava com um sólido parque industrial, uma vasta rede ferroviária e uma poderosa esquadra. Mesmo com esse contraste totalmente desfavorável, foi o sul que lançou a ofensiva, criando uma nova capital -- Richmond -- e elegendo para o governo Jefferson Davis, que a 12 de abril de 1861 atacou o forte de Sunter. Para fortalecer o modelo nortista, nesse mesmo Lincoln extinguiu a escravidão nos Estados rebeldes e prosseguiu incentivando o expansionismo, através da promulgação do Homestead Act, que fornecia gratuitamente 160 acres a todos aqueles que cultivassem a terra durante cinco anos.
A abolição efetiva da escravidão só ocorreu em 31 de janeiro de 1865. Após cerca de três meses, o general sulista Robert Lee oficializava o pedido de rendição ao general nortista Ulisses Grant. Alguns dias depois o presidente Abraham Lincoln era assassinado pelo fanático ator sulista John Wilkes Booth.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Conceitos:

 A ciência busca observar o mundo e explicar os fenômenos,comprovar as verdades.Ciência é o conhecimento e onde há conhecimento há desconhecimento.

 A ciência trabalha com fatos, mesmo que não sejam 100%. Ela buscar explicar a evolução do homem.

Definição de Ciência


 Conjunto de conhecimentos e praticas obtidos Atravez de um método cientifico, capaz de ampliar o entendimento humano de si mesmo e da natureza e capacitando o homem a intervir e modificar sua realidade e o seu meio.

Tecnologia

 A tecnologia é o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico. Ciência e Tecnologia andam juntos lado a lados, e a tecnologia tem como um dos objetivos melhorar de modo confortável a vida do ser humano dando qualidade de vida, conhecimento humano...evoluçao humana! tecnologia é isso...



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cultura e Ideologia

 É o conjunto mais ou menos sistemático e coerente de crenças políticas de determinada parcela da sociedade. É através dela que se dá sentido ao mundo, que se procura explicar as condições atuais da sociedade e orientar o esforço, por transforma-las. O termo tornou-se corrente com Marx, que o empregou para designar as visões de mundo, crenças próprias de diferentes classes sociais, principalmente da capitalista ou burguesia.  Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica.No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.


Tecnologia social

 A tecnologia social é a criação de um local de descoberta.Uma tecnologia social busca uma forma de resolver o problema com eficacia , pois uma tecnologia social não se mede por relevância e sim por sua eficacia.
 Deve trazer inovação pois o novo pode transformar o antigo e resolver uma necessidade.Uma tecnologia social tem o compromisso de transformar a sociedade e visa trabalha de modo sustentável.

Características Básicas das Tecnologias Sociais

* Baixo custo
* Simplicidade
* Fácil aplicação
* Importância Social
* Não requer necessariamente uma organização coletiva.

Exemplo de TS:

 A multimistura, complemento alimentar largamente utilizado no brasil.Combate a desnutrição principalmente infantil.
 Tornou se uma TS apartir do momento em que deu assistência em creches populares e principalmente as pastorais.


Definição de Tecnologia Social

 O conjunto de técnicas e metodologias transformadas, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriação por ela, que apresentam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida.

  Tecnologia Social Implica em:  


1- Compromisso com a transformação social
2- Criação de uma espaço de descoberta e escrita de demandas e necessidades sociais.
3-  Sustentabilidade sócio ambiental e econômica.4- Relevância e edificação social.
5- Inovação
6- Organização sistematização do conhecimento.
7- Acessibilidade .



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Compreendendo a Cultura


Cultura  pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa.
A cultura  surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. 
Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.

terça-feira, 10 de julho de 2012

o HTML é fundamental na criação e publicações de paginas, é uma linguagem bastante complexa e para quem não entende nada sobre o assunto ai vai umas dicas!


HTML é uma linguagem de formatação que diz exatamente como o documento foi construído por seu autor. Por exemplo, especifica a posição e tamanho das figuras; o tipo, cor, e tamanho da fonte; a cor do fundo; o tamanho das margens, etc...

O navegador, ao ler o arquivo HTML, tem condições de reproduzir exatamente, no computador local, a página que está em outro computador.

Assim, essa linguagem é utilizada para criar arquivos que podem ser visualizados na World Wide Web, um dos serviços mais populares da Internet e por correio eletrônico, pois o HTML permite a criação de documentos que podem ser lidos em qualquer tipo de computador e transmitidos pela Internet e por mensagens eletrônicas. 

 É importante mencionar que o HTML permite criar ligações entre arquivos. São os links, que possibilitam a navegação virtual, ou seja, ao serem clicados permitem acessar outro arquivo, o qual, evidentemente, pode estar no mesmo computador, ou não e pode ter qualquer natureza: texto, imagem, som, vídeo.

Javascript é uma linguagem de programação utilizada em sites. Serve basicamente para interação do usuário e a página da internet, por exemplo um formulario de cadastro quando nao preenchido corretamente ele mostra uma mensagem indicando os erros, isso normalmente é feito em javascript.

A criação do JavaScript foi influenciada por várias linguagens de programação e ela foi desenvolvida para parecer-se com a linguagem Java, porém em um formato mais simples que facilitasse seu uso não apenas para programadores. O principal objetivo do JavaScript é a construção de páginas da internet mais dinâmicas.

O JavaScript é uma linguagem de scripts utilizada para acessar objetos dentro de outras aplicações. Ela é utilizada em milhares de páginas da internet para acrescentar funcionalidades, validação de formulários, detectar navegadores, entre diversas outras aplicações.