quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

TRABALHO DE ANALISE DE BRUNA CAROLINA BARBOSA


A IMAGEM EM SALA DE AULA: CULTURA E FORMAÇÃO DE CONSUMIDORES (RESUMO)


Hoje, no mundo em que vivemos, muitas ideias andam livremente, a publicidade torna- se uma grande e eficaz forma de construção ideológica.
De acordo com Sandmon, muitos profissionais entendem que os termos propaganda e publicidade não apresentam o mesmo sentido. Na minha opinião elas podem até não ter o mesmo sentindo, mais caminham juntas.
Já a publicidade é um termo direcionado para a venda de um produto concreto ou um serviço. Seu maior objetivo é o lucro.
Para Baudrillar a publicidade tem como tarefa divulgar as características do produto deforma que promova a venda do mesmo.
Portanto a propaganda e a publicidade quando associados procuram influenciar os consumidores por diversos meios. Com isso a publicidade e a propaganda levam os consumidores a pensarem que somente faram parte da sociedade se eles comprar determinados produtos, pois devido a isso serão alegres e aceitos ou até mesmo felizes.
A publicidade é usada para a venda de produtores ou serviços e a propaganda tanto pra propagação de ideias como no sentindo de publicidade. Propaganda é, portanto, o termo mais abrangente e o que pode ser usado em todos os sentindos.
A propaganda tem como função influenciar o consumidor a adquirir os produtos que representem as tendências  e os valores das classes dominantes. Essa influencia vem cada vez mais se evoluindo ao longo dos tempos e desempenha papel importante dentro de uma sociedade capitalista, capaz de criar consensos e pensamentos semelhantes, atitudes e ideologias, as quais segundo Chaui, que compõem um conjunto sistemático, coerente e logico de ideia e valores que orientam toda a sociedade sobre agir, pensar e ver o mundo.
A escola trabalha para a formação de um sujeito receptivo e ativo, ou seja, ela prepara o aluno não só para receber o conteúdo ensinado em sala, mais também para que ele possa intervir na sociedade com base no que ele absorve dentro e fora da escola.
Nos dias atuais, sabemos que os alunos são influenciados por diversos meios. Com isso cabe aos pais orienta-los para as melhores escolhas e atitudes a serem tomadas diante de tanta informação.

Nenhum comentário: