terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cultura Erudita e Cultura Popular




A diferença entre cultura popular e cultura erudita, sendo a segunda de maior valor, acontece pelo fato de a sociedade ser dividida em classes, ou seja, acontece graças as diferenças sociais, de acordo com a classificação, uma cultura é definida com os segmentos populares e a outra os segmentos da elite.
A cultura erudita levaria em conta, expressões artísticas, como a musica clássica, pinturas, teatros, produtos estes que que assim como qualquer mercadoria pode ser comprados ou até deixados de herança como bens físicos.
A cultura popular por sua vez, vem através dos mitos, danças, crenças enfim, a manifestação pura de um povo. Mas, não apenas como o que é tradicionalmente rural, mais sim com produtos urbanos como os grafites, o hip hop, entre outros, o que mostra grande criação e edição no universo cultural popular.
Cultura está assim vinculada ao ato de trabalhar, seja ela de ensino, ou de cuidados, se formos levar em consideração ao pé da letra, todo mundo tem acesso ao trabalho (cultura). Para realizar qualquer tarefa é preciso trabalhar, para Bosi isso é cultura, e é por isso que esses produtos gerados por culturas são chamados de obras, ou seja, cultura então nada mais é do que o processo de criar algo novo.
Quando uma pessoa vai a um teatro, compra um livro ou vai a uma exposição ele está adquirindo cultura e não criando uma cultura, esses bens culturais são adquiridos e não produzidos.
Bosi nos mostra que em vários países existem alguns órgãos públicos que procuram desenvolver trabalhos afim de conservar a cultura popular original, com certo medo de que ela não resista aos avanços da indústria cultural. Os produtos culturais são criados em certas condições e são transformados frequentemente, como as festas, danças, musicas, entre outros. Entende – se que povo não é apenas uma massa, mas sim, um conjunto de seres com ideias próprias e capacidade de criação e transformação .
Para Bosi, cultura é algo que se cria e não um simples produto que você vai em algum lugar e adquire, por isso não se compara a cultura popular com a cultura erudita, de forma alguma a cultura pode ser um ato de superioridade, se você tem cultura você é superior ao individuo que não tem cultura, isso apenas se aplica para as divisões sociais mais não deve existir de forma alguma.

Nenhum comentário: