Este blog se destina a atividades didático - Pedagógicas do segundo ano do curso tecnico de informatica do cetep extremo sul em 2012
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Publicidade e Linguagem
No mundo onde vivemos a publicidade se torna um das grandes formas de convencimento, isso graças a sua linguagem simples e de fácil entendimento.
O surgimento da propaganda no século XVII (17) foi graças ao crescimento industrial, o que gerou também o surgimento da classe media, a principal busca da propaganda.
Alguns dizem que propaganda e publicidade não tem o mesmo significado, por causa de sua origem a palavra propaganda tem o significado de propagar pensamentos políticos e religiosos e não ideias comerciais. A palavra publicidade tem como objetivo maior levar até a sociedade a mensagem comercial de um determinado produto, com uma linguagem simples e sedutora.
“Em português a publicidade está diretamente ligada a um determinado serviço ou produto, já a propaganda pode ser utilizada em todos os sentidos”.
Podemos encontrar dois tipos de propagandas, as comerciais e as não comerciais, vejamos as diferenças.
Comerciais: são aquelas que levam ao consumidor a ideia de adquirir uma imagem produto ou serviço.
Não comerciais: são as propagandas de instituições não governamentais, as que não te induzem a comprar um produto com o intuito de lucratividade.
Com o desenvolvimento da indústria e o crescimento da produção em grande escala surgiu a necessidade de persuadir o consumidor para estimular o mercado. Esta situação evoluiu ao longo do tempo, e hoje a propaganda é capaz de fazer a sociedade capitalista mudar a forma de agir, pensar e até mesmo de ver o mundo.
Então a principal função da propaganda é de fazer o consumidor a adquirir um produto que for tendência no momento pela classe dominante. Isso faz com que as outras classes desejem o que a classe dominante usa na atualidade.
O verdadeiro sentido da persuasão é de construir ideologias, para esta construção são utilizados elementos convincentes, elementos estes que influenciam o interlocutor a querer algo que esteja sendo anunciada naquela propaganda.
A linguagem, assim, como o texto, as imagens e até mesmo as cores, influenciam na interação entre locutor e interlocutor, esses aspectos fortalecem ou mudam a ideia do interlocutor.
A linguagem publicitaria representam as características de sua época, e sempre tentará convencer os consumidores a seguir as tendências da classe dominante.
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