quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ANALISE DA PROPAGANDA: A imagem de aula: cultura visual e a formação de consumidores



A propaganda, dessa imagem é da empresa de telefonia TIM, que foi retirada do site da empresa. A imagem mostra a mãe com a filha em um ambiente natural, sem esse cenário artificial em volta da imagem central.
Nessa propaganda podemos observar que o slogan da operadora se destaca , e explorando a imagem, podemos ver juntamente a imagem de uma mãe brincando com a filha  na praia, mostrando em destaque o fundo com o céu azul e a frase “viver além da tecnologia”, que carrega grande parte significativa da intenção da propaganda.
A montagem da propaganda busca ressaltar valores éticos e morais relacionados à vida cotidiana de pessoas na fase adulta, pois são essas que, supostamente, estão em busca de tranquilidade, estabilidade, qualidade devida e momentos prazerosos com a família, que é um outro valor defendido pela imagem.
O ambiente explorado, contendo a praia e a tranquilidade, transmitem essa sensação: a de viver além da tecnologia; a operadora objetiva passar, com isso, a idéia de que incentiva as pessoas da atualidade, comprometidas com uma vida de correria e  estress,  a não serem dominadas pela tecnologia e sim tirar proveito dela para viver melhor suas outras fases, o que representa algo tão almejado por esse público alvo.

A IMAGEM EM SALA DE AULA


A função da escola é de orientar seus alunos a qual será a melhor decisão à ser tomada diante de tanta informação. A publicidade na maioria das vezes busca convencer os públicos jovem e crianças, com revistas, televisão, internet e muitos outros meios, publico estes que são muito fácil persuadidos.

A publicidade leva os jovens a pensar que só faram parte da sociedade se adquirirem um determinado produto, e serão levados a acreditar em conceitos e valores que nem são seus.
“As pedagogias da visualidade formulam conhecimentos e saberes que não são ensinados e nem a prendidos explicitamente, mas que são aceitos, e que produzem efeitos de sentidos nas pessoas.

A principal função da linguagem é permitir a interação, e a partir dela tornar possível as práticas  sociais, a construção dos nossos valores é influenciada pela família, escola, religião, mas, principalmente pela mídia que nos revela diversas formas do mundo e nos influenciam na forma de pensar e ver as coisas.

Desse modo a preocupação é de como essa publicidade tem influenciado os adolescentes, e ate onde isso modificará sua imagem e até mesmo sua identidade.

TRABALHO DE ANALISE DE BRUNA CAROLINA BARBOSA


A IMAGEM EM SALA DE AULA: CULTURA E FORMAÇÃO DE CONSUMIDORES (RESUMO)


Hoje, no mundo em que vivemos, muitas ideias andam livremente, a publicidade torna- se uma grande e eficaz forma de construção ideológica.
De acordo com Sandmon, muitos profissionais entendem que os termos propaganda e publicidade não apresentam o mesmo sentido. Na minha opinião elas podem até não ter o mesmo sentindo, mais caminham juntas.
Já a publicidade é um termo direcionado para a venda de um produto concreto ou um serviço. Seu maior objetivo é o lucro.
Para Baudrillar a publicidade tem como tarefa divulgar as características do produto deforma que promova a venda do mesmo.
Portanto a propaganda e a publicidade quando associados procuram influenciar os consumidores por diversos meios. Com isso a publicidade e a propaganda levam os consumidores a pensarem que somente faram parte da sociedade se eles comprar determinados produtos, pois devido a isso serão alegres e aceitos ou até mesmo felizes.
A publicidade é usada para a venda de produtores ou serviços e a propaganda tanto pra propagação de ideias como no sentindo de publicidade. Propaganda é, portanto, o termo mais abrangente e o que pode ser usado em todos os sentindos.
A propaganda tem como função influenciar o consumidor a adquirir os produtos que representem as tendências  e os valores das classes dominantes. Essa influencia vem cada vez mais se evoluindo ao longo dos tempos e desempenha papel importante dentro de uma sociedade capitalista, capaz de criar consensos e pensamentos semelhantes, atitudes e ideologias, as quais segundo Chaui, que compõem um conjunto sistemático, coerente e logico de ideia e valores que orientam toda a sociedade sobre agir, pensar e ver o mundo.
A escola trabalha para a formação de um sujeito receptivo e ativo, ou seja, ela prepara o aluno não só para receber o conteúdo ensinado em sala, mais também para que ele possa intervir na sociedade com base no que ele absorve dentro e fora da escola.
Nos dias atuais, sabemos que os alunos são influenciados por diversos meios. Com isso cabe aos pais orienta-los para as melhores escolhas e atitudes a serem tomadas diante de tanta informação.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Publicidade e Linguagem





No mundo onde vivemos a publicidade se torna um das grandes formas de convencimento, isso graças a sua linguagem simples e de fácil entendimento.

O surgimento da propaganda no século XVII (17) foi graças ao crescimento industrial, o que gerou também o surgimento da classe media, a principal busca da propaganda.

Alguns dizem que propaganda e publicidade não tem o mesmo significado, por causa de sua origem a palavra propaganda tem o significado de propagar pensamentos políticos e religiosos e não ideias comerciais. A palavra publicidade tem como objetivo maior levar até a sociedade a mensagem comercial de um determinado produto, com uma linguagem simples e sedutora.

“Em português a publicidade está diretamente ligada a um determinado serviço ou produto, já a propaganda pode ser utilizada em todos os sentidos”.
Podemos encontrar dois tipos de propagandas, as comerciais e as não comerciais, vejamos as diferenças.

Comerciais: são aquelas que levam ao consumidor a ideia de adquirir uma imagem produto ou serviço.

Não comerciais: são as propagandas de instituições não governamentais, as que não te induzem a comprar um produto com o intuito de lucratividade.

Com o desenvolvimento da indústria e o crescimento da produção em grande escala surgiu a necessidade de persuadir o consumidor para estimular o mercado. Esta situação evoluiu ao longo do tempo, e hoje a propaganda é capaz de fazer a sociedade capitalista mudar a forma de agir, pensar e até mesmo de ver o mundo.

Então a principal função da propaganda é de fazer o consumidor a adquirir um produto que for tendência no momento pela classe dominante. Isso faz com que as outras classes desejem o que a classe dominante usa na atualidade.

O verdadeiro sentido da persuasão é de construir ideologias, para esta construção são utilizados elementos convincentes, elementos estes que influenciam o interlocutor a querer algo que esteja sendo anunciada naquela propaganda.

A linguagem, assim, como o texto, as imagens e até mesmo as cores, influenciam na interação entre locutor e interlocutor, esses aspectos fortalecem ou mudam a ideia do interlocutor.

A linguagem publicitaria representam as características de sua época, e sempre tentará convencer os consumidores a seguir as tendências da classe dominante.

sábado, 1 de dezembro de 2012

MINI-ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (MINI-ETE)





É um sistema modular para tratamento de água e esgoto, fabricado em plástico atóxico, leve e reciclável. O sistema é indicado para locais distantes ou não atendidos pela rede pública, como casas de campo, casas de praia e indústrias, sujeitos a contaminação do solo, corpos d’água e lençol freático pela falta de tratamento adequado do esgoto.

Por ser modular e ajustável ao número de usuários, a Mini-ETE pode ser utilizada em imóveis a partir de uma pessoa até 10.000 usuários. Seu uso permite manter a água livre de patógenos, sem risco de transmissão de doenças pela falta de saneamento.

Indicações

• A Mini-ETE é recomendada para qualquer tipo de imóvel, de qualquer porte e número de usuários e moradores, para tratar efluentes de origem orgânica, isto é, aqueles provenientes de banheiros, cozinhas, lavanderias convencionais, torneiras e outros pontos de uso.  
• Indicada para casas, edifícios, condomínios, indústrias, parques, casas em áreas de litoral, chácaras, sítios e fazendas.  
• Por ser modular e formada por peças montadas em conjunto, pode ser ampliada, desde que haja área disponível.

Normas ABNT, sustentabilidade e reuso de água.

• A Mini-ETE atende e supera todas as recomendações das Normas 7229 e 13969 da ABNT para sistemas de saneamento em locais não atendidos pela rede pública.  
• A Mini-ETE é indicada também para projetos sustentáveis, visando o reuso da água. A água tratada pode ser usada para lavagem de pisos e automóveis, regas de horta e jardins e descarga de bacias sanitárias, desde que, nesse último caso, se use um complemento de descontaminação. Com isso, além de se evitar poluição e riscos de doenças, gera-se economia no tratamento de água e esgoto tanto para o cliente como para o poder público. 
(Obs.: A água de reuso tratada, mesmo descontaminada, não deve ser usada para cozinhar, beber, lavar alimentos e tomar banho.)

Características gerais e benefícios

• Sistema modular, de fácil instalação.
• Trata o esgoto local, sem oferecer riscos à saúde e ao meio ambiente
• Impermeável, sem risco de trincas e fissuras por onde os dejetos podem contaminar o solo.
• Atende de 2 pessoas a 10.000 pessoas
• Permite o lançamento da água em rios, lagos etc., ou ser infiltrada direto no solo.
• Elevada eficiência no abatimento de DBO5
• Gera economia de água e no tratamento do esgoto
• Pequena exigência de área para instalação
• Não requer alvenaria
• Contribui para economia na conta da água
• Permite o reuso da água
• Pode ser instalada provisoriamente em canteiros de obra
• Não utiliza eletricidade para seu funcionamento
• Eficiência superior comprovada a sistemas de concretos ou artesanais

Funcionamento 

• A Mini-ETE tem ação de caráter biológico. As águas servidas são tratadas por meio de microrganismos eficientes e benéficos, que se multiplicam em função de encontrarem ambiente adequado e abatem a DBO5 (removem a carga orgânica do efluente), eliminando bactérias, coliformes totais e fecais. Com isso, evita-se a contaminação do lençol freático e doenças decorrentes da falta de saneamento.  .
• O sistema atende às Normas da ABNT NBR 7229/93 e NBR 13969/97 e legislação ambiental dos Estados e municípios brasileiros.

O sistema não utiliza energia elétrica ou sopradores para oxigenação ou fase aeróbia.
Dimensionamento 
Dimensionado de acordo com as Normas da ABNT - NBR 7229/1993 e NBR 13969/97. São solicitadas informações, tais como: número de usuários fixo-eventuais; local/clima; tipo e função da edificação; altura do lençol freático; tipo de solo etc. 
Instalação 
• A Mini-ETE não utiliza energia elétrica para seu funcionamento. 
• Ao adquirir o equipamento, o cliente recebe todas as instruções necessárias para instalação, além de manuais ilustrados com passo a passo, incluindo manutenção. 
• Suporte técnico, com visitas sem custos na capital de SP. 
• Para outros Estados, disponibiliza-se suporte online (via Skype), por email e telefones fixo e celular até a conclusão da instalação e início da operação do sistema.

Manutenção 

Manutenção simples: apenas limpeza anual dos componentes ou em períodos mais longos, dependendo do dimensionamento.